título

Abertas candidaturas para Programa de Estudantes-Convénio de Graduação 2021 no Brasil

As candidaturas para o Programa de Estudantes-Convénio de Graduação (PEC-G) 2021 para formação académica no Brasil estão abertas até 30 de Setembro, informou em comunicado a Embaixada do Brasil na Praia.

O programa foi criado para oferecer vagas em universidades brasileiras a estudantes de países em desenvolvimento que tenham acordo de cooperação educacional com o Brasil, como é o caso de Cabo Verde.

 

Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas e particulares, o PEC-G selecciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no Brasil.

 

De acordo com o comunicado, o aluno seleccionado cursa gratuitamente a graduação, mas deve atender a alguns critérios, entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa.

 

O comunicado da a representação diplomática do Brasil na Praia informa, por outro lado, que os candidatos de países que não aplicam o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) após a selecção do PEC-G serão submetidos ao curso de português para estrangeiros e ao exame CELPE-BRAS (apenas uma vez) no Brasil.

 

A certificação no exame de proficiência em língua portuguesa é condição fundamental para o ingresso na Instituição de Ensino Superior e no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação.

 

A nota refere ainda que os estudantes devem ter concluído ou estar no último ano do correspondente ao Ensino Médio brasileiro, em algum país que não o Brasil, e não podem ser cidadãos brasileiros, mesmo que detentores de dupla nacionalidade, ou portadores de visto para o Brasil.

 

Os candidatos residentes fora da ilha de Santiago poderão enviar as inscrições pelo correio, em envelope registrado.

 

SAPO c/ Inforpress

Partilhe: Facebook Twitter