título

Como fazer uso das redes sociais para te expores aos Recrutadores

Tens enviado o teu CV para várias empresas em resposta aos anúncios de emprego veiculados em jornais e/ou outros canais de comunicação e, contudo, nunca és convidado para uma entrevista de emprego?

Temos certeza que a resposta da maioria é SIM. Pois é, a pergunta que se segue é: como contornar este problema?

 

Olha à tua volta e sê proactivo! Actualmente, com o advento das redes sociais podes facilmente conectar-te a potenciais recrutadores ou pessoas influentes no mercado de emprego.

 

Apresentamos-te três plataformas virtuais que são bastante úteis no processo de procura activa ou passiva de emprego. São elas: o Facebook e o LinkedIn que são redes bastante famosas e em constante crescimento, e a Talent City que é uma plataforma nova e inovadora no mercado nacional. Será que já experimentaste o verdadeiro poder destes instrumentos ao teu dispor? Vê de seguida como fazer um uso proveitoso destas plataformas.

 

Facebook

O Facebook é uma rede social que é utilizada com o intuito de promover a conexão entre amigos e familiares, facilitar a partilha de notícias e de eventos, etc. Contudo, devido ao seu crescimento exponencial, a plataforma já vem sendo usada por empresas e organizações para a promoção dos seus serviços e produtos, incluindo a divulgação de oportunidades de emprego. Portanto, podes usar esta plataforma para conhecer e te conectares a empresas e recrutadores no mercado.

 

Se pretendes usar o Facebook como uma fonte de busca de oportunidades de emprego, tens que ter cuidado com o conteúdo que postas – Toma atenção às informações que tens no teu perfil, de forma a não seres julgado erradamente.

 

Pergunta aos teus amigos se sabem de alguma oportunidade de emprego – não podes assumir que as pessoas sabem da tua situação e não tenhas vergonha de assumir que estás desempregado e à procura de emprego.

 

Participa em discussões com o teu comentário – além de estares a desenvolver as tuas habilidades, estás a promover a tua popularidade pois mostras a tua inteligência, habilidade de intervenção e paixão sobre o assunto em discussão.

 

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social que promove a conexão entre profissionais de diferentes áreas. O lema desta plataforma é Connect. Find. Be Found. Esta rede permite-te construir a tua identidade profissional online e conectares-te com colegas da faculdade, do trabalho e, principalmente, com vários potenciais recrutadores. A plataforma tem ainda como diferenciação o facto de poderes seguir várias organizações, fazeres parte de grupos profissionais com os quais te identificas e poderes aprender e partilhar informações sobre várias áreas. Para fazeres o melhor uso desta ferramenta e seres bem-sucedido segue as seguintes instruções:

 

•    Cria um perfil completo. Teres um perfil incompleto é sinónimo de não teres visibilidade na plataforma. Portanto, coloca o teu nome (recomenda-se o primeiro nome e o apelido e evita nicknames); uma fotografia que se focalize no teu rosto; o teu historial académico e certificações; o teu histórico profissional (se já tiveres);

 

•    Usa palavras-chave. Enquanto descreves a tua ocupação actual ou anterior, faz questão de usar expressões mais procuradas por recrutadores na tua área de formação ou profissional. Assim garantes que irás multiplicar a possibilidade do teu nome surgir em mais resultados de busca.

 

•    Faz o maior número possível de conexões úteis. Lembra-te que o teu perfil pode surgir em pesquisas até ao terceiro nível de relação, assim, quando te ligas a alguém estás também a partilhar da rede de contactos dessa pessoa.

 

•    Faz parte de grupos profissionais do teu interesse. Esta é uma oportunidade de aprender e de partilhar experiências. Faz intervenções inteligentes and market yourself!

 

Talent City

Finalmente, apresentamos-te a Talent City. Esta é uma plataforma inovadora no mercado moçambicano desenvolvida sobre o imaginário de uma cidade e que oferece à comunidade de talento uma oportunidade única de aumentar as suas probabilidades de ter maior sucesso profissional.

 

Se és recém-graduado e consideras-te talentoso, então tens nesta plataforma a oportunidade de potenciar os teus talentos e de ser profissionalmente bem-sucedido. Além de te expores ao empresariado a partir do momento em que te inscreves e desenvolves o teu perfil, poderás aceder a conteúdos formativos e informativos exclusivos.

 

Para as empresas é um espaço privilegiado de comunicação com a comunidade de talento, seja na apresentação da sua proposta de valor enquanto empregador, no posicionamento e activação de marcas, produtos e/ou serviços.

 

A Talent City tem como vantagem o facto de ser pioneira na criação de uma plataforma online capaz de reunir uma comunidade de talento virtual e aproximá-la ao mercado real, fomentando as relações entre as empresas e a comunidade de talento, principalmente os recém-graduados. Para mais detalhes acessa: www.mz.thetalentcity.com/      

 

Esperamos que estes inputs te ajudem no processo de busca de oportunidades de emprego. Não te esqueças que, às vezes, as melhores oportunidades vêem de onde menos se espera. Considera isto um game e somente os mais atrevidos conseguem impor-se. It´s your turn… Get it!

 

Sobre a Talent City:


 “A Talent City, unidade de negócio da Jason Associates , tem em Moçambique uma equipa de Young Talent Advisors totalmente dedicados a potenciar o teu talento, a esclarecer as tuas dúvidas e a dar-te a conhecer os melhores desafios e oportunidades de estágio e de emprego, a pensar em ti! Procura-nos em welcome.moz@thetalentcity.com. Estamos à tua espera!”

Partilhe: Facebook Twitter