título

Direção Nacional de Educação assinala Dia da Alfabetização com campanha de sensibilização

A cerimónia é presidida pelo secretário de Estado Adjunto para Educação, Amadeu Cruz.

O secretário de Estado Adjunto para Educação, Amadeu Cruz, preside esta sexta-feira, 7, nas instalações da Direção Nacional de Educação (DNE), ao ato central das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Alfabetização.

 

A efeméride, que este ano é assinalada a 08 de Setembro sob o lema “Alfabetização e o Desenvolvimento de Competências”, tem como propósito destacar a importância da literacia para as pessoas e para as sociedades.

 

Focando nesta importância, a Direcção-Geral de Educação vai realizar uma série de actividades, entre as quais o lançamento da campanha sensibilização de jovens para o Ensino Básico de Adultos, curso de culinária para formadores, feira e venda de livros.

 

Ainda no âmbito do Dia da Alfabetização, serão entregues os certificados a formandos do Ensino Básico de Adulto e do curso de formação profissional.

 

De acordo com a representante da UNESCO em Cabo Verde, Audrey Azoulay, a alfabetização é o primeiro passo para a liberdade, para a libertação das condicionantes sociais e económicas, o pré-requisito para o desenvolvimento, individual e coletivo, por reduzir a pobreza e as desigualdades e cria riqueza.

 

Por este motivo, esta responsável desafia os jovens e os adultos a investirem numa aprendizagem e a tirar proveito de caminhos e pontes entre as diferentes modalidades de formação e beneficiar de grandes oportunidades de mobilidade.

 

Numa sociedade moderna, tecnológica e avançada, estima-se que cerca de 800 milhões de pessoas adultas ainda não sabem ler nem escrever, enquanto mais de 122 milhões de crianças em idade escolar não vão à escola e as mulheres constituem dois terços da população analfabeta mundial.

 

Com o propósito de fomentar a alfabetização nos vários países, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituíram a data que se assinala a 08 de Setembro em 1967.

 

 

SAPO/ INFORPRESS

7 de setembro de 2018

Partilhe: Facebook Twitter