título

Diretor-geral do Ensino Superior diz que Governo deve aprovar “Campus do Mar” a 14 de junho

“Da forma como estamos a perspectivar, o Campus do Mar vai reformatar a Universidade pública”, disse Aquilino Varela.

O diretor-geral do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Aquilino Varela, anunciou esta quarta-feira, no Paul, que o Governo deverá aprovar, no próximo dia 14 de Junho, a resolução que cria o “Campus do Mar”, em São Vicente.

 

“Da forma como estamos a perspetivar, o Campus do Mar vai reformatar a Universidade pública”, disse Aquilino Varela, adiantando que a ideia é “estruturar a faculdade de Engenharia e Ciências do Mar e transformá-la numa Universidade Técnica voltada para o mar”.

 

Segundo aquele responsável, o Campus do Mar contará com uma Escola Técnica do Mar para cumprir com os desafios e fazer jus a toda a referência vinda desde a Escola Náutica, com a formação de marinheiros, além de contar, igualmente, “com uma resposta voltada para a investigação, associando o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) ao Centro Oceanográfico, criando uma instituição internacional de pesquisa voltada para o mar”.

 

“Temos que conhecer os nossos recursos haliêuticos, temos que dar respostas técnicas à gestão portuária, temos que olhar para o mar e tirar proveito de forma ‘holística’” enumerou Aquilino Varela.

 

“Estamos a posicionar São Vicente para dar resposta aos desafios estruturantes relativamente ao mar, disse o director-geral, considerando que essa potencialidade da ilha do Monte Cara “nunca foi explorada com a devida cientificidade”.

 

Aquilino Varela fez este anúncio durante a apresentação do tema “Ensino Superior em Santo Antão: Agricultura, Ciência e Inovação”, integrado na segunda edição do “Fórum Municipal de Desenvolvimento Local” que se realizou quarta-feira, na cidade das Pombas, integrado no programa comemorativo do Dia do Município local e de Santo António das Pombas, que se comemora a 13 de Junho.

 

7 de junho de 2018

 

SAPO/ Inforpress

Partilhe: Facebook Twitter