título

Diretora Nacional de Educação define ensino da matemática como prioridade

A responsável fez estas declarações à margem da cerimónia de entrega dos prémios das XI Olimpíadas de Matemática.

A diretora Nacional de Educação, Sofia Figueiredo, afirmou ontem, dia 3, que o ensino da matemática é uma “prioridade”, que permitirá “reforçar e consolidar” o processo de implementação do projecto educativo em Cabo Verde.

 

A responsável fez estas declarações à margem da cerimónia de entrega dos prémios das XI Olimpíadas de Matemática, realizada hoje, no Liceu Domingos Ramos, tendo classificado como “muito importante” o evento, que reúne estudantes de diferentes escolas do país.

 

“Estamos a dar uma atenção especial ao primeiro ciclo aos alunos da 1ª à 4ª classe de escolaridade, é um processo progressivo, vamos introduzir novas matérias no processo de ensino de aprendizagem para o primeiro ano, com o método de aproximação dos alunos”, realçou, acrescentando que neste momento a direcção da educação está a introduzir uma “nova matriz curricular”.

 

Segundo a diretora, o concurso das olimpíadas de matemática tem como objectivo “melhorar a qualidade” do ensino da matemática e ciências afins em Cabo Verde, “incentivar e desenvolver” o gosto pela matemática e “aprofundar os conhecimentos” adquiridos na sala de aula e aplicados na resolução de problemas da vivência dos alunos.

 

Para Sofia Figueiredo, o Ministério da Educação e a Direcção Nacional da Educação devem trabalhar no sentido de “reforçar” e “consolidar” o concurso das olimpíadas da matemática que, conforme destacou, “serve de motivação” para os próprios alunos e professores.

 

Tiago Pires, aluno da escola Miraflores, um dos vencedores das olimpíadas na categoria C, afirmou que está satisfeito com a iniciativa que é um “grande incentivo” para os alunos amantes do raciocínio lógico.

 

“Estou a preparar há muito para esse grande dia e vencer este prémio tem um grande significado, espero que outros alunos sintam motivados para que possam dar satisfação e contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde”, declarou.

 

O primeiro lugar, na categoria das XI Olimpíadas de Matemática foi conquistado pelo aluno Marcelo Ramos da Escola Secundária Pedro de Azevedo, de São Nicolau, e o vencedor do primeiro lugar da categoria A foi a escola Mira flores, que esteve representada pelo aluno José António.

 

Por seu turno, o director do Liceu José Augusto Fernandes considerou que o ensino da matemática tem de ter “novos paradigmas” que visem trazer “novas estratégias” de ensino, afirmando, por outro lado, que actualmente existem jovens com “grande potencialidade” para a matemática no país.

 

Disse, por outro lado que, o pensamento lógico da matemática favorece o desenvolvimento harmonioso e integral do aluno enquanto “sujeito da educação”, daí a necessidade de se apostar “cada vez mais” nessa área.

 

A semelhança dos anos anteriores, o Liceu Domingos Ramos irá participa na VIII Olimpíadas de Matemática da Comunidade da Língua Portuguesa (CPLP), que acontece de 2 a 8 de Setembro, em São Tome e Príncipe.

 

4 de julho de 2018

 

SAPO / Inforpress

Partilhe: Facebook Twitter