título

Elvio Pereira: “Encorajo outros jovens a se candidatarem (ao YALI)”

O médico, natural da cidade da Praia, fez uma formação na área de Gestão Pública, durante seis semanas, nos EUA, no âmbito do programa Mandela Washington Fellowship.

Elvio Ilkes Gonçalves Pereira é licenciado pela Universidade Latino Americana de Medicina de Cuba. Desde 2014, desempenha a função de Delegado de Saúde de São Nicolau.

 

De regresso a Cabo Verde, contou ao SAPO, na primeira pessoa, como foram as seis semanas nos EUA.

 

“A minha experiência no YALI foi bastante enriquecedora, para além da formação na área de liderança e administração pública, onde tive a oportunidade de expandir os meus conhecimentos, também visitei várias instituições de renome e interagi com diferentes personalidades”.

 

“Foi uma oportunidade para conhecer mais sobre a realidade dos outros países africanos através dos meus colegas e estabelecer alguns contatos com a comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos. Fiz amigos para toda a vida”.

 

Segundo o médico, as seis semanas de formação foram de “constante reflexão e de muita inspiração”.

 

Foi fantástico estar na Brigdewater State University. Fomos tratados como dignos representantes dos nossos países. A equipa da universidade estava sempre disponível e fez o máximo para que as nossas expectativas e objetivos em relação à formação fossem atingidos”.

 

“Na bagagem, trouxe possíveis parcerias com uma das instituições de saúde que visitei nos EUA, bem como apoio de técnicos da Brigdewater State University para a implementação do projeto ligado a área de inovação em saúde”.

 

“O programa YALI foi muito intenso mas valeu a pena. Por isso encorajo outros jovens a se candidatarem. Terão a oportunidade de criarem uma grande rede de contatos que poderá ser muito útil tanto a nível pessoal como profissional”.

 

É de recordar que as inscrições para o programa Mandela Washington Fellowship, no âmbito do programa Jovens Lideres Africanos, YALI, já se encontram abertas no site oficial do programa e decorrem até o dia 10 deste mês (outubro).

 

+ Dossier YALI no SAPO Estudante

 

@SAPO

 

04 de outubro de 2018

Partilhe: Facebook Twitter