título

Governo diz que construção e requalificação das escolas no país ultrapassam os 200 mil contos

A requalificação da escola de Lavadouro enquadra-se no programa de apoio ao setor água e saneamento.

O secretário de Estado para a Educação, disse hoje que o Governo está a investir mais de 200 mil contos na construção e requalificação das escolas em 2019, uma forma garantir ambiente saudável e propicio ao sistema educativo.

 

Amadeu Cruz fez esta observação à imprensa, à margem da inauguração das obras de construção de casas de banho e reabilitação da cozinha da Escola Básica de Lavadouro, ato que aconteceu na Cidade da Praia.

 

Conforme explicou, o Governo desde 2016 apostou na iniciativa de requalificação das escolas, tendo em conta o estado degradado que os estabelecimentos de ensino apresentavam na altura.

 

Informou que o executivo tem estado a fazer escolas e requalificações em vários pontos do país, destacando a escola de Santa Cruz que ronda os 40 mil contos, a conclusão da escola do Paul, cujo valor acima dos 100 mil contos.

 

O governante apontou que o Estado está a alocar uma fatia importante do orçamento de investimento para a melhoria das condições de infraestruturas das escolas, dos equipamentos, sublinhando ainda a aposta da formação e reclassificação dos professores, resolução dos pendentes e a introdução da nova matriz curricular.

 

“Temos estado, de facto, a fazer um trabalho de fundo de qualificação do sistema educativo nacional, quer do ponto de vista curricular, quer do plano de estudos e alargamento da escolaridade obrigatória”, observou.

 

A requalificação da escola de Lavadouro enquadra-se no programa de apoio ao setor água e saneamento-CVE/82, cujo um dos objetivos é a melhoria das condições de acesso à água e saneamento das escolas.

 

As intervenções incluíram a construção de casas de banho, construções de lavatórios para lavagens de mãos, instalação da rede de reutilização de águas cinzas e reabilitação da cozinha.

 

SAPO/Inforpress

 

28 de junho de 2019

Partilhe: Facebook Twitter