título

Luís Duarte: "O mais interessante do YALI é a rede que consegues criar. É 'descobrir África' nos Estados Unidos"

O jovem está no Arizona State University e a sua formação é em liderança na Administração Pública.

Luís Duarte foi um dos seis jovens cabo-verdianos selecionados para a edição 2019 do Programa Jovens Líderes Africanos, YALI. Está no Arizona State University, em Phoenix, Arizona e a sua formação é em liderança na Administração Pública.

 

Em entrevista ao SAPO, explicou que a grande motivação para se candidatar ao programa foi a vontade de conectar-se a uma "rede global de Jovens Líderes Africanos que são Gestores, Políticos, Empreendedores de topo nos seus países de origem". "Esta conexão representa uma oportunidade sem fim de futuras colaborações para todas as atividades em que estou envolvido", acrescentou.

 

Para Luís o mais interessante do YALI é a rede que se consegue criar. "Esta rede vai desde profissionais de topo da administração pública dos Estados Unidos, empreendedores e, o mais importante, os outros YALI's que estão no programa juntamente comigo. Somente um exemplo, neste momento tenho 19 contactos de 19 países do continente Africano. Podemos dizer que é 'descobrir África' nos Estados Unidos".

 

O bolseiro destaca ainda a oportunidade que o programa traz de juntarem-se à rede ALUMNI "que tem várias oportunidades de financiamento de projetos que tenham em carteira".

 

"Para mim o impacto do YALI será sentido quando voltar para Cabo Verde, aproveitando para materializar os conhecimentos e contactos em projetos para impactar positivamente a Sociedade Caboverdiana", diz.

 

Após a experiência nos EUA, Luís Duarte pretende consolidar os projetos em que está envolvido como o "Make it Happen". "É um programa de incubação de projetos sociais que está na fase final da sua primeira edição", explica. Pretende ainda materializar outros projetos que tem em carteira para "ajudar a melhorar as condições de vida de muitos cabo-verdianos".

 

Luís espera ainda que, com a formação, consiga igualmente consolidar e melhorar o seu desempenho como Jovem Quadro e Líder na Administração Pública de Cabo Verde aplicando os vários ensinamentos e conceitos didáticos passados no programa nomeadamente na Universidade (Arizona State University) onde está neste momento.

 

A par de Luís Duarte, também Diego Alhinho, Eliane da Graça, Gilson da Costa, Elton Gonçalves e Janice Graça rumaram aos EUA neste verão em formação no âmbito do YALI.

 

Leia também:

Dossier YALI no SAPO Estudante

 

SAPO

24.07.2019

Partilhe: Facebook Twitter