título

Lusofonia junta PALOP, Brasil e Timor em encontro sobre cultura e identidade

Vai realizar-se em Lisboa, o XXIX Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), de 3 a 5 de julho, com o tema “Arte e Cultura na Identidade dos Povos“. Além da troca de experiências, vai ainda ser entregue um prémio que distingue a melhor dissertação para a aproximação das comunidades lusófonas.

O evento vai reunir temas como arte, cultura, saúde, tecnologia, educação, política e conta já com 120 comunicações inscritas.

 

Para Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa, explica a aposta neste certame: “Tendo o IPL a internacionalização como um dos seus eixos estratégicos, é quase obrigatório apostarmos na realização deste encontro também para a avaliação de novas parcerias e acordos de cooperação com instituições de países presentes.”

 

Do programa do encontro fazem parte sessões paralelas nas quais participam também docentes do Politécnico de Lisboa, assim como vários momentos culturais que mostram aos participantes o potencial das Escolas Artísticas de Música, Dança e Teatro e Cinema. 

 

Durante o Encontro vai ser ainda entregue o Prémio Fernão Mendes Pinto, que distingue uma dissertação de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, defendida durante o ano civil anterior. 

 

O valor do Prémio Fernão Mendes Pinto é de oito mil euros a atribuir numa parceria conjunta entre a AULP e a Comunidade os Países de Língua Portuguesa ao autor premiado e cuja publicação será da responsabilidade do Instituto Camões. 

 

A iniciativa conta com as presenças do presidente da associação que organiza e com Orlando da Mata, reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, no Lubango, Angola. Também presentes estarão o secretário de Estado do Ensino Superior português, João Sobrinho Teixeira, e o ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, entre outras figuras do meio académico dos PALOP. 

 

Durante três dias, a Escola Superior de Música de Lisboa dará palco ao evento que reúne em Lisboa toda a cultura lusófona. 



01/07/2019

Partilhe: Facebook Twitter