título

MpD mostra-se confiante na melhoria da qualidade do ensino em Cabo Verde

O Movimento para a Democracia (MpD-no poder) mostrou-se hoje confiante na melhoria da qualidade do ensino profissional e superior em Cabo Verde em poucos anos, devido aos investimentos já feitos e em curso.

A confiança foi demonstrada na cidade da Praia pelo deputado Carlos Monteiro, em declarações à Inforpress, durante a visita que o grupo de deputados nacionais do MpD, eleitos pelo círculo eleitoral de Santiago Sul, tem efetuado aos três municípios (São Domingos, Cidade Velha e Praia).

 

“Com esses investimentos, acreditamos que estamos num bom caminho e a criar alicerces para um Ensino Superior e profissional de excelência em Cabo Verde”, afirmou o deputado, depois de visitarem o Centro De Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) e as obras do campus da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

 

Em relação às obras do campus universitário, o deputado sublinhou que é o maior investimento chinês na Costa Ocidental da África e que ronda os 6 milhões de contos, o que vai fazer com que, em 2020, quando estiver pronto, seja um “campus universitário com qualidade mundial”.

 

De acordo com Carlos Monteiro, ele e os colegas deputados ficaram “impressionados” com o CERMI, entretanto que a direção da instituição fez saber que é preciso otimizar e ter a sustentabilidade do centro, como forma de mais autonomia e estar menos dependente em relação ao Orçamento de Estado.

 

“Uma das hipóteses é o parque solar do Estado que o CERMI faz a manutenção, mas é explorado pela Electra”, disse o deputado que entende que se for passado para o CERMI também a exploração do referido parque seria um “bom caminho” para se alcançar a sustentabilidade do centro.

 

Ainda hoje, os deputados do MpD vão visitar a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde e a Escola Mira Flores.

 

Para esta quinta-feira, 08, estão programadas visitas à Praia Rural, nomeadamente às localidades de São Francisco, São Martinho Pequeno, Trindade e Caiada. Na sexta-feira, 09, vão visitar o cais de pesca da Praia.

 

SAPO c/ Inforpress

 

07 de fevereiro de 2018

Partilhe: Facebook Twitter