título

Professor universitário Aquilino Varela vai assumir a Direção-Geral do Ensino Superior

Segundo a Inforpress, o novo diretor-geral do Ensino Superior deverá assumir as funções a partir de 01 de março.

O cientista político e professor universitário Aquilino Varela é a escolha da ministra Maritza Rosabal para assumir o cargo de diretor-geral do Ensino Superior, substituindo o jornalista José Mário Correia.

A informação foi confirmada à Inforpress pelo próprio adiantando que foi convidado para o cargo e aceitou o convite.

Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Aquilino Varela é, atualmente, professor no Instituto Superior de Ciências Jurídicas Sociais e (ISCJS), tendo trabalhado também na Universidade de Santiago.

Nos últimos tempos tem sido cara e voz frequente na Televisão de Cabo Verde (TCV) e da Rádio de Cabo Verde (RCV) comentando as notícias da semana e alguns factos políticos importantes nos jornais.

A Inforpress dispõe de informações que o novo diretor-geral do Ensino Superior deverá assumir as funções a partir de 01 de março, data que, entretanto, não confirmou.

Contudo, adiantou que a iniciar as funções encarrará esse novo desafio com normalidade e sentido de responsabilidade.

A Direção-Geral do Ensino Superior é o serviço central da administração directa do Estado que tem por missão assegurar a concepção, execução e coordenação das políticas no domínio do ensino superior, estando sob a tutela do Ministério da Educação, Família e Solidariedade Social.

Instruir processos relativos a instituições e cursos, reconhecer estabelecimentos de ensino superior particular e cooperativo, acompanhar o funcionamento das instituições de ensino superior, fiscalizar o efetivo cumprimento por parte das instituições de ensino superior das normas legais relativas às condições de funcionamento e assegurar a avaliação regular das instituições de ensino superior são algumas das suas competências.

SAPO c/ Inforpress

17 de fevereiro de 2017

Partilhe: Facebook Twitter