título

Professores e técnicos da Biblioteca Nacional recebem formação em “Gestão, Organização e Dinamização de Bibliotecas Escolares”

Professores, técnicos do Ministério da Educação e da Biblioteca Nacional vão estar reunidos a partir de hoje até 18 deste mês na Cidade da Praia, para participarem de uma formação sobre “Gestão, Organização e Dinamização de Bibliotecas Escolares”.

Segundo um comunicado de imprensa a que a Inforpress teve acesso, a formação que é promovida pela Biblioteca Nacional, insere-se no âmbito do projecto Dinamização de Bibliotecas Escolares (DBE), financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

 

A formação que será ministrada pelo especialista da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal, João Afonso, terá lugar de 14 a 18 de Maio, na Cidade da Praia, contando com a participação de 27 professores de nove escolas do ensino básico da ilha de Santiago, técnicos do Ministério da Educação e da Biblioteca Nacional.

 

“Nessa fase, nove escolas do ensino básico de Santiago foram escolhidas para acolher uma biblioteca escolar e fazerem parte da Rede de Bibliotecas Escolares em Cabo Verde”, lê-se na nota.

 

De acordo com a mesma fonte, o projecto DBE prevê a criação e o desenvolvimento de bibliotecas escolares nas nove escolas, e visa ainda criar e cimentar uma cultura de hábitos de leitura em ambiente escolar desde a infância, promotor da literacia, do conhecimento e da informação, da melhoria da aprendizagem dos alunos e do seu entendimento no mundo global.

 

“Procedimentos biblioteconómicos – circuito documental: registo, catalogação, indexação e cotação”, “Política de gestão e desenvolvimento da colecção”, “Objetivos da escola e o papel da biblioteca no contexto da sociedade da informação”, “A metodologia de pesquisa da informação na formação de leitores autónomos e críticos”, são alguns dos temas a serem ministrados nessa formação.

 

@SAPO c/Inforpress

14.05.2018

Partilhe: Facebook Twitter