título

Santo Antão: Arranque do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias continua à espera da implementação da UTA

A instalação e entrada em funcionamento do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão continua a depender da conclusão do processo, em curso, de implementação da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), com sede no Mindelo.

O secretário de Estado da Educação, Amadeu Cruz, garantiu à Inforpress que o Governo está, nesta altura, "empenhado" na nomeação da reitoria da UTA, que, por sua vez, definirá o cronograma de instalação e entrada em funcionamento das suas unidades orgânicas, como é o caso do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão.

 

"A instalação plena da UTA contempla o processo gradual de implementação das suas unidades orgânicas", explicou Amadeu Cruz, para quem caberá à sua reitoria definir o respectivo cronograma e promover as medidas, nomeadamente de índole académica e de instalações, para a entrada em funcionamento dessas unidades orgânicas.

 

"Por isso, é que estamos empenhados primeiro na nomeação da equipa reitoral da UTA", notou o secretário de Estado da Educação, esclarecendo que a reitoria, uma vez nomeada, terá a responsabilidade de desencadear o processo da instalação e funcionamento do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão.

 

Logo que a reitoria da UTA esteja empossada, caberá a ela desencadear o processo de instalação do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão, cuja criação se enquadra no processo de alargamento, já a partir do próximo ano lectivo, do ensino superior a esta ilha, avançou.

 

O ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, durante uma visita, esta semana, às instalações da UTA, com o objectivo de se inteirar dos preparativos da implementação desta universidade, garantiu que, "brevemente", será discutido em Conselho de Ministros a questão de tomada de posse dos órgãos sociais da UTA.

 

O Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão é uma unidade orgânica de ensino da UTA, com sede em São Vicente, uma das três instituições-pilares do Campus do Mar.

SAPO / Inforpress

25.06.2020

Partilhe: Facebook Twitter