título

Santo Antão: Cantinas escolares beneficiam de produtos agrícolas de produção local

As cantinas escolares dos três concelhos de Santo Antão recebem, esta quinta-feira, 12, a primeira remessa de produtos agrícolas no âmbito de uma parceria entre a Ficase e a Associação de Agricultores da Ribeira da Cruz.

A entrega dessa primeira remessa de batata-comum, batata-doce e cenoura antecede a assinatura de um contrato de fornecimento entre a Ficase e a Associação de Agricultores da Ribeira da Cruz (AADARC), que terá lugar na cidade do Porto Novo.

 

Esta parceria surge no âmbito do projecto “Práticas agro-ecológicas resilientes e comercialização participativa como instrumento de nutrição escolar e de segurança alimentar comunitária para as populações rurais das ilhas de Santo Antão e Fogo”.

 

O projecto é co-financiado pela Agência Regional de Agricultura e Alimentação (ARAA) da CEDEAO, pela Cooperação Espanhola e pela Ficase através da compra local de produtos para reforçar as refeições escolares oferecidas pelo Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar.

 

É executado pelo Centro de Estudos Rurais e Agrícolas Internacional (CERAI), pela Associação dos Amigos da Natureza (AAN) e conta com as parcerias da Ficase e do Ministério da Agricultura e Ambiente.

 

Com este contrato, a Ficase irá adquirir 8.110 quilos de produtos agrícolas para a cobertura das necessidades das escolas de ensino obrigatório e estabelecimentos de educação pré-escolar dos três concelhos da ilha de Santo Antão, de Março a Junho de 2020.

 

Ao longo deste período, serão realizadas cinco entregas, que beneficiarão 7.258 alunos, de 72 escolas e 62 jardins-de-infância.

 

SAPO c/Inforpress

 

11 de março de 2020

Partilhe: Facebook Twitter