título

Santo Antão: Secretário da Educação garante que compromisso sobre ensino superior assumido com a ilha “está em andamento”

O compromisso do Governo relativo ao alargamento do ensino superior a Santo Antão “está em andamento”, sendo a sua implementação uma responsabilidade da reitoria da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), explicou o secretário de Estado da Educação.

Amadeu Cruz avançou à Inforpress que, “na parte respeitante à medida de política, o compromisso está em andamento”, mas que a implementação já é da responsabilidade da reitoria da UTA, nos termos do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior em Cabo Verde.

 

O governante, que garante que “o processo de institucionalização ensino superior” em Santo Antão “está devidamente aprovado”, anunciou que a equipa reitoral da UTA tomará posse brevemente e terá, como missão principal, a instalação desta universidade, “que se materializa através da instalação das suas unidades orgânicas”.

 

O governante falava à agência de noticias cabo-verdiana a propósito das declarações proferidas, esta terça-feira, à imprensa pelo presidente da comissão política regional do PAICV (oposição) em Santo Antão, Saturno Baptista, questionando a “demora” na concretização do ensino superior em Santo Antão.

 

Para Amadeu Cruz, no que toca à medida de política, o compromisso do Governo com Santo Antão em matéria de ensino superior está em marcha e disse não entender o facto de o PAICV estar a questionar sobre esta questão, se “esteve 15 anos no poder e não fez absolutamente nada, nesse sentido”, apesar das promessas feitas aos santantonenses.

 

“Não vejo como é que o PAICV pode estar a questionar. Estiveram 15 anos no poder, prometeram o ensino superior em Santo Antão, não fizeram absolutamente nada nesse sentido. Agora, tendo o actual Governo institucionalizado o ensino superior nesta ilha, aparecem impacientes”, sublinhou o secretário de Estado da Educação.

 

Este partido, a seu ver, tem o dever de conhecer o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, publicado em 2012.

 

“E é nesse quadro jurídico que se insere o processo de criação e instalação de instituições de ensino superior, como é o caso do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão, que é uma unidade orgânica estatutária da UTA”, esclareceu.

 

SAPO c/ Inforpress

30 de julho de 2020

Partilhe: Facebook Twitter