título

São Lourenço dos Órgãos: Trinta e oito estudantes do Liceu Luciano Garcia recebem formação em artesanato

Trinta e oito estudantes do 7º aos 12º anos do Liceu Luciano Garcia no concelho de São Lourenço dos Órgãos (ilha de Santiago) iniciam a partir de quarta-feira, 11, uma formação em artesanato com duração de três meses.

Em declarações à imprensa após a apresentação do projeto intitulado “Aprender a Fazer” (artes de cabedal, costura, reciclagem e tecelagem) o promotor da iniciativa, o artesão Maniqui Moreno disse que o objetivo da formação é fazer com que os alunos permaneçam mais tempo dentro do recinto escolar, e deste modo evitar contactos com os males socais, como alcoolismo e, em contrapartida promover autoemprego dos mesmos.

 

De acordo com o também formador, o curso vai ter duas valências, a prática, que vai ministrar a arte de fazer brincos, sandálias, chinelos, carteiras e bolsas, e teórica a ser ministrada por um outro formador que vai abordar conceitos de artesanato, tecelagem, costura, empreendedorismo e inovação e segurança e higiene no trabalho.

 

Moreno explicou ainda que esta iniciativa vai ensinar os estudantes a fazer arte para servir como autoemprego e acredita que se caso os formandos queiram se enveredar por este caminho, ao concluírem o 12º ano e ingressarem no ensino superior podem conseguir estabelecer o seu próprio emprego, tomando como exemplo de sucesso a sua pessoa.

 

Maniqui Moreno que é também responsável do Atlier Artes e Costura, disse à Inforpress que nesta primeira fase iniciam com 38 alunos do concelho de São Lourenço dos Órgãos, mas almejam levar esta iniciativa também às ilhas turísticas do Sal e Boa Vista, onde existe grande potencial a nível de artesanato a ser explorado por produtos “made in Cabo Verde”.

 

Por seu turno, a coordenadora do programa “Bolsa de Acesso à Cultura – BACultura “-, do Ministério da Cultura, Indira Lima, disse que neste momento incluindo este grupo o programa já está a beneficiar 151 alunos a nível nacional pagando as suas propinas para frequentarem as aulas.

 

Sobre este curso de artesanato em São Lourenço dos Órgãos, financiado em mais de mil contos, explicou que vai ao encontro do programa que visa colocar crianças e jovens a frequentarem aulas de artes nos momentos livres e de lazer.

 

Entretanto, o director do Liceu Luciano Garcia, José Casimiro Fonseca considerou “importante” este projeto por ser uma atividade extracurricular que vai consolidar a parte curricular defendida pelo Ministério da Educação.

 

Explicou ainda que tal iniciativa vai preencher o tempo dos alunos que vêm de localidades dispersas e que o projecto vai ajudar também a escola do ponto de vista financeiro, após a formação, com a exposição e venda dos produtos feitos durante a formação, cujos resultados vão contribuir para reforçar a cantina escolar e cobrir as despesas com transporte escolar.

 

SAPO c/ Inforpress

10.10.2017

Partilhe: Facebook Twitter