título

São Lourenço dos Órgãos: Trinta e seis estudantes do Liceu Luciano Garcia recebem certificados em artesanato

A formação teve a duração de três meses.

Trinta e seis estudantes do 7º ao 12º ano do Liceu Luciano Garcia, no concelho de São Lourenço dos Órgãos (ilha de Santiago) receberam ontem,02, certificados de uma formação em artesanato que teve a duração de três meses.

 

Em declarações à imprensa, momentos antes da entrega dos certificados no âmbito do projeto intitulado “Aprender a Fazer” (artes de cabedal, costura, reciclagem e tecelagem), o promotor da iniciativa, o artesão Maniqui Moreno, fez um balanço positivo do primeiro módulo que, conforme sublinhou, teve foco na execução prática que ministrou sobre a arte de fazer brincos, sandálias, chinelos, carteiras e bolsas.

 

De acordo com este profissional, nesta primeira fase iniciaram com 38 jovens, mas houve apenas duas desistências ficando 36, facto que o leva a afirmar que conseguiram atingir o objetivo da formação, o de fazer com que os alunos permaneçam mais tempo dentro do recinto escolar, e deste modo evitar contactos com os males socais como alcoolismo e, em contrapartida, promover autoemprego dos mesmos.

 

Maniqui Moreno, que é também responsável pelo Atlier Artes e Costura, informou que os mesmos alunos, sendo 20 raparigas e 16 rapazes vão iniciar em março o segundo módulo com término previsto para novembro.

 

Indicou ainda, que este módulo vai abordar a vertente teórica, a ser ministrada por um outro formador que vai abordar conceitos de artesanato, tecelagem, costura, empreendedorismo e inovação e segurança e higiene no trabalho, e outras artes.

 

Por outro lado, avançou que a mesma iniciativa já está em curso na Escola Secundária de São Filipe, almejando levá-la à Escola Secundária de Achada Grande Frente e aos bairros da Cidade da Praia, como Alto da Gloria e Bela Vista.

 

Por seu turno, a coordenadora do programa “Bolsa de Acesso à Cultura – BACultura “-, do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, Indira Lima, disse que estão satisfeitos com os resultados obtidos do programa, tendo em conta que o programa vai ao encontro do objetivo traçado.

 

Em relação a este curso de artesanato em São Lourenço dos Órgãos, financiado em 1725 contos, sendo a primeira fase estimada em 575 contos, lembrou que além dos 36 jovens, apoiam de momento neste concelho do interior de Santiago, mais cinco escolas para que as crianças e jovens possam frequentar aulas de arte.

 

Entretanto, os alunos que participaram do curso disseram à Inforpress que aprenderam a fazer sandálias, carteiras e pulseiras e esperam que outros colegas tenham a mesma oportunidade.

 

Conforme explicaram, com este aprendizado, ao concluírem o 12º ano e em caso de não ingressarem na universidade e não encontrarem emprego, vão estar em condições de montarem o seu próprio negócio.

 

SAPO c/ Inforpress

 

03 de fevereiro de 2018

Partilhe: Facebook Twitter