título

São Vicente/Ensino Superior: Antiga ministra afirma que ingresso caiu 50 por cento

Antiga ministra da Educação afirmou hoje no Mindelo que Ensino Superior vai de “mal a pior”, com uma queda de ingressos na ordem de 50 por cento nos dois anos do Governo do MpD.

Filomena Martins, que liderou durante seis anos o Ministério da Educação, nos governos de José Maria Neves, criticou a ministra Maritza Rosabal e acusou-a de só ter vindo ao Mindelo uma vez e de ter estado apenas em instituições do Ensino Superior públicos, menosprezando o privado.

 

“Alguma coisa vai mal no Ensino Superior”, afirmou a deputada Filomena Martins, em conferência de imprensa, ao final de visita a São Vicente, com enfoque no Ensino Superior que estará em debate na próxima sessão parlamentar.

 

“As coisas não estão bem. O Ensino Superior saiu da agenda política” deste governo, insistiu Filomena Martins, convidando o executivo de Ulisses Correia e Silva a revisitar o sistema.

 

A deputada criticou a iniciativa camarária local de promover um festival da juventude neste final de semana, na Baía das Gatas, afirmando que tais recursos financeiros podiam ser direcionados para o ensino.

 

“A câmara de São Vicente desligou-se do ensino”, apontou Filomena Martins, garantindo que o grupo parlamentar do PAICV irá pedir explicações ao Governo na próxima sessão parlamentar.

 

A antiga ministra considerou urgente a introdução de correções no modelo de ensino já “esgotado”, assim como urge a “avaliação externa das instituições” do Ensino Superior.

 

SAPO c/ Inforpress

 

06 de abril de 2018

Partilhe: Facebook Twitter