título

Sotavento: Ministério da Educação capacita dinamizadores em acompanhamento das práticas pedagógicas

A formação de capacitação para dinamizadores pedagógicos será orientada pelos professores Domingos Fernandes e Isabel Fialho.

Dinamizadores pedagógicos dos concelhos da região do Sotavento vão receber uma capacitação de três dias, na cidade da Praia, que os vai preparar e permitir fazer o acompanhamento das práticas pedagógicas no próximo ano letivo.

 

A ação de capacitação, que vai decorrer entre os dias 13 e 15, acontece no âmbito da implementação do Projeto Educativo, que tem como finalidade a introdução de novos programas e novas disciplinas e que se materializa, também, na mudança das práticas pedagógicas na sala de aula, segundo o promotor da formação, o Ministério da Educação, em comunicado de imprensa.

 

O processo de avaliação das aprendizagens, numa perspetiva formativa, é uma dessas mudanças, conforme o Ministério da Educação, que explica que os dinamizadores pedagógicos serão responsáveis por acompanhar e monitorizar as práticas pedagógicas junto dos professores nos seus concelhos.

 

A finalidade é “assegurar a qualidade” na implementação dos novos programas e cadernos experimentais do ensino básico no letivo 2017/2018, visto que os dinamizadores, que são também professores, serão responsáveis por fazer a multiplicação da formação nos seus concelhos, com os seus pares.

 

Desta forma, acrescenta, vão estar a instigar novas dinâmicas pedagógicas, “primando pelas abordagens ativas”, focadas nos alunos e nos seus processos de ensino e de aprendizagem e na avaliação final, como forma de primar para o sucesso escolar dos alunos.

 

Neste sentido, o Ministério da Educação informa, ainda, que a capacitação dos dinamizadores representa um dos primeiros momentos para a revisão do Sistema Nacional de Avaliação das Aprendizagens em vigor, preparando os professores para uma avaliação “centrada no aluno e na autorregulação dos seus processos de ensino e de aprendizagem”.

 

A formação de capacitação para dinamizadores pedagógicos, promovida pelo Ministério da Educação, através da Direção Nacional de Educação (DNE), será orientada pelos professores Domingos Fernandes e Isabel Fialho e está prevista para arrancar às 08:30 nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV).

 

SAPO c/ Inforpress

 

13 de junho de 2017

Partilhe: Facebook Twitter