título

Uni-CV: Comissão Eleitoral já tem tudo a postos para as eleições

A escolha do novo reitor acontece na sexta-feira, dia 19.

A Comissão Eleitoral (CE) já tem tudo preparado para a eleição do dia 19 de Janeiro para a escolha do próximo reitor(a) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), garantiu hoje o presidente, Carlos Spínola.

 

“Está tudo a postos e em princípio não vai haver nenhum problema para que a eleição decorra como prevista e na hora programada. Entretanto, se acontecer algum imprevisto estamos preparados para isso”, garantiu o professor , em declarações à Inforpress, indicando que as eleições irão decorrer das 09 às 17:00.

 

Os resultados provisórios do embate, conforme ele, deverão estar disponíveis até às 20:00 do dia da eleição que vai escolher um dos quatro candidatos para governar o destino da universidade pública do país, ou seja, Judite Nascimento, Artur Furtado, Eurídice Monteiro e Corrine Almeida.

 

Pessoal docente e não docente , com pelo menos dois anos de serviços na Uni-CV, com contrato válido no ano que se realizem as eleições, estudantes com mais de um ano de frequência e situação académica regularizada, vão escolher, pela segunda vez, a pessoa que vai ficar à frente da instituição nos próximos quatro anos.

 

Segundo a Comissão Eleitoral, os mais de 4.000 eleitores, sendo mais de 3.000 estudantes, mais de 100 funcionários, 80 professores doutores e 150 não doutores, vão votar nas seis assembleias de votos espalhadas entre Praia, São Lourenço dos Órgãos e São Vicente.

 

Assim, na Cidade da Praia, o campus do Palmarejo vai ter duas, a Escola de Negócios e Governação (ENG), uma, e em São Lourenço dos Órgaõs, Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA), uma, enquanto que em São Vicente, vai estar uma assembleia na reitoria e uma na Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar.

 

Amanhã, quinta-feira, 18, é dia de reflexão, mas hoje, último dia da campanha eleitoral, que começou no dia 09 de Janeiro, acontece o segundo e último debate entre os candidatos a ter lugar no auditório do campus do Palmarejo, pelas 16:00.

 

Nesta eleição, Judite Nascimento, da Faculdade de Ciências e Tecnologia e eleita nas primeiras eleições realizadas na Uni-CV, em 2014, é candidata à sua própria sucessão, com a candidatura sob o lema “Por uma universidade integradora, inovadora e empreendedora, avancemos juntos”.

 

Eurídice Monteiro, da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, apresenta-se com o lema “Mudar é preciso: para uma universidade aberta à sociedade cabo-verdiana e suas instituições e ao mundo”, enquanto Corrine Almeida, professora da Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar, tem como lema “Rebeldia pela causa Uni-CV”, e Arthur Tavares Furtado, da Escola de Negócios e Governação, tem como lema “Uma nova visão”.

 

 

17 de janeiro de 2018

 

SAPO c/ Inforpress

Partilhe: Facebook Twitter