título

Uni-CV e Instituto Cervantes assinam protocolo para certificação DELE da língua espanhola

Segundo a embaixadora de Espanha em Cabo Verde, este protocolo abrirá muitas outras portas de cooperação entre os dois países.

A Uni-CV e o Instituto Cervantes, através da Embaixada de Espanha em Cabo Verde, assinaram, quarta-feira, um memorando que visa colaborar na gestão e administração dos exames para a obtenção de diplomas de espanhol como língua estrangeira DELE.

 

O memorando, rubricado pela reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Judite Nascimento, e pela diretora do Instituto Cervantes, María Jesús García González, tem ainda como propósito estabelecer compromissos de natureza técnica e logística entre as duas instituições.

 

No ato da assinatura, a reitora destacou alguns dos projectos que a Uni-CV tem estado a desenvolver com as instituições espanholas, nomeadamente, o doutoramento em Oceanografia e Recursos Marinhos e o projecto Empreamar CV e lembrou o apoio que a Espanha tem dado, desde a fundação da instituição, através do Governo das Canárias.

 

A embaixadora da Espanha em Cabo Verde, Caridad Batalla Junco, sublinhou que este protocolo abrirá muitas outras portas de cooperação entre os dois países, bem como a difusão da língua espanhola e o fortalecimento das relações com as ilhas Canárias.

 

Sublinhou, ainda, que a certificação DELE permitirá uma maior visibilidade da Uni-CV na Espanha e com universidades espanholas no domínio do intercâmbio e da formação.

 

Os diplomas de Espanhol DELE são títulos oficiais, outorgados pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério de Educação e Formação Profissional de Espanha, que certificam o grau de competência e domínio da língua espanhola.

 

São reconhecidos a nível internacional e prestigiados em instituições e entidades educativas públicas e privadas, bem como no mundo empresarial e entre câmaras de comércio.

 

Com mais de 80 mil estudantes por ano, o Instituto Cervantes é a instituição oficial de referência mundial para o ensino do espanhol, cujos principais objectivos são a difusão e promoção universal da língua e da cultura espanhola no exterior.

 

A instituição tem ainda como missão, o fomento de toda e qualquer actividade e acção que contribua para a consecução dos objectivos confiados e melhorar o conhecimento, o uso e o ensino do espanhol como língua estrangeira.

 

O Instituto Cervantes é a única instituição que certifica no estrangeiro o grau de competência e domínio da língua espanhola mediante os diplomas de Espanhol DELE, exames oficiais do Ministério da Educação de Espanha.

 

3 de agosto de 2018

 

SAPO/ INFORPRESS

Partilhe: Facebook Twitter