título

YALI'19: "As minhas expectativas não podiam ser melhores", diz Diego Alhinho

Diego Alhinho vai passar seis semanas na Universidade de Nebraska em Lincoln no âmbito do Programa Jovens Líderes Africanos,YALI.

Neste verão mais seis jovens cabo-verdianos irão para os EUA ao abrigo do programa YALI onde terão formação em diferentes universidades e áreas de atuação.

 

Diego Alhinho, 35 anos, estará na Universidade de Nebraska em Lincoln durante seis semanas no programa de Civic Engagement Leadeship.

 

O jovem que é presidente da ONG "Lantuna" diz, em entrevista ao SAPO, que as suas expectativas não podiam ser melhores. "Em termos educacionais espero um pleno momento de aprendizado a nível académico e também a nível cultural, quer seja do contexto Norte Americano quer seja do contexto Africano. No que tange a relações, conto com a possibilidade de criar laços de amizade e parcerias perenes e profícuas capazes de me proporcionar o vislumbre de novos horizontes", conta.

 

Questionado sobre as motivações que o levaram a candidatar-se ao prestigiado programa explica: "Entre as minhas motivações de participar estão a oportunidade de frequentar uma instituição educativa de excelência nos EUA, a possibilidade de conhecer outros jovens africanos com papel preponderante na moldagem, a nivel micro, das comunidades onde trabalham e, a nível macro do país de onde são oriundos e criar relações que me levem a diversificar a minha rede de contactos e através da partilha de experiências".

 

Com os conhecimentos adquiridos durante a experiência e com a motivação acrescida, Diego garante que o objetivo é fazer uso dos conhecimentos adquiridos e das redes de contacto criadas. "Para mim a prática será, não só, a aplicação dos conhecimentos adquiridos mas também torná-los acessiveis às pessoas com que e para quem trabalho", conclui.

 

A par de Diego Alhinho, Eliane da Graça, Gilson da Costa, Elton Gonçalves, Janice Graça e Luís Duarte são os jovens que também vão rumar aos EUA neste verão.

 

Leia também:

Dossier YALI no SAPO Estudante


+ Jovens selecionados para o programa YALI 2019 prometem “crescer para ajudar Cabo Verde”

 

SAPO

04.07.2019

 

Partilhe: Facebook Twitter