título

Porque a sexta-feira 13 é considerada dia de azar?

Publicado dia 12 de Outubro de 2017 Voltar à página de Curiosidades

A "Sexta-feira do dia 13" de qualquer mês é considerada como um dia de azar a nível mundial. A "Sexta-Feira 13", é uma data que dá "calafrios", causa "medo" em muita gente, e até "pânico" em alguns casos, devido ao receio de algo de mal possa acontecer nessa data do calendário.

Esta superstição é a soma do dia da semana de azar (sexta) com o número infortúnio (13). A situação existe em várias culturas remotas muito antes de Cristo. Outra possibilidade para esta crença, está no facto de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa ”Sexta-Feira 13", uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Pouca gente descreve a "Sexta-Feira 13" como uma data de lendas ditas baseadas em fantasias antigas, e a maior parte das pessoas acreditam que são factos reais que possam acontecer.

É ainda um número irregular, sinal de adversidade, e muita gente afirma que o 13 é o número de má sorte.

A comunidade cristã também reúne motivos suficientes para pensar que "Sexta-Feira 13" é uma data de azar, pelo facto de Jesus ser crucificado neste dia conhecido como "Sexta-Feira Santa ou de Paixão de Cristo".

É de lembrar ainda que na "Santa Ceia" sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas. Jesus crucificado e Judas provavelmente por suicídio.

Em uma das histórias da humanidade, conta-se que 12 Deuses foram convidados para um convívio, e o espírito maléfico e da desarmonia, apareceu sem ser chamado, neste caso o "13”. Mesmo sendo o “pato” da festa ainda provocou uma confusão que terminou com a morte dos deuses favoritos.

Nas ciências ocultas a carta de número 13 representa a Morte. No amor, as relações que começam no dia 13 não persistem.

Vários casos insólitos e trágicos que marcaram o mundo ocorreram numa sexta-feira (13). Será que hoje poderá acontecer alguma desgraça?

 

SAPO|13-10-207

Partilhe: Facebook Twitter